No ultimo dia 10 de julho de 2018 as 18:30 horas a Camara Municipal de Vereadores de Riqueza realizou a sessão solene em homenagem aos 100 Anos ao Sr. Jacob Bernardes.

JACOB BERNARDES

Nasceu em Cachoeira do Sul-RS no dia 14 de abril de 1918.

Serviu ao exército em Santa Maria-RS.

Casou-se com Elvira Serena em 19 de Setembro de 1941, fixando residência no município de Sobradinho-RS. Após alguns anos de casados mudaram-se para Riqueza, onde vive há mais de 65 anos.

O casal teve três filhos: Eneida Gládis, Loiraci e Clóvis.

Em 14 de abril de 2018, Jacob completou 100 anos, dos quais, muitos foram dedicados a comunidade de Riqueza.

Logo que aqui chegou, foi conquistando seu espaço e ganhando a confiança das pessoas. Trabalhou como comerciante de fumo, fazendeiro e proprietário de bar e lanchonete, onde, mais tarde, instalou-se também a rodoviária do local.

Jacob era uma liderança da comunidade, foi vereador na época em que a função não era remunerada.  Por gostar de contribuir, exerceu a função de juiz de paz por longo período, efetuando vários casamentos.

Também, foi subprefeito por 25 anos. Neste período era responsável por todas as atividades públicas do local, como: cobrança de impostos de terra, alvarás, emissão de licenças, serviços de correspondência, todas as tarefas eram realizadas no estabelecimento da família, onde a esposa e os filhos auxiliavam nos serviços.

Participou ativamente do desenvolvimento da comunidade, estando entre os envolvidos no processo de emancipação de Riqueza.

Jacob sempre foi uma pessoa muito solidária, muito envolvido e comprometido com o seu lugar. Por diversas vezes a família abrigou pessoas enfermas, oferecendo alimentação e espaço para passarem a noite. Também, transportou com veículo próprio muitos doentes até Santa Maria-RS, um dos maiores centros de recursos em saúde na época.

Até agora, após completar um século de vida se preocupa com o município. Ainda muito lúcido, quando fica sabendo de algum fato, pergunta se “isso é bom para Riqueza”.

Foi sempre muito calmo, tranquilo e dono de boa saúde. Gostava de fazer sua caminhada diária e conversar com os amigos.

Deixa como exemplo o hábito de cultivar boas amizades e estar disposto a ajudar ao próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *