Aconteceu na noite da terça-feira (22/09) a primeira sessão do Poder Legislativo de Riqueza, fora da sede. O evento foi realizado no Centro de Convivência do Idoso em La. Cambucica, interior do município. Na sessão oito vereadores estiveram presentes. Nestas sessões especiais, que tem o objetivo de aproximar a Câmara de Vereadores da população, não podem ser discutidos ou aprovados projetos de leis, apenas requerimentos e indicações.

Com a presença de um bom público, a sessão iniciou com as boas vindas do Presidente João Cavalheiro (PT) que pediu para a Assessoria Jurídica da Câmara, Débora Trentin, para explicar aos presentes como funcionaria a sessão fora da sede da Câmara de Vereadores. Dando sequência o Presidente informou que para a noite deram entrada 11 indicações e um requerimento.

A Indicação 079 de autoria do Vereador Leandro Alba (PP) onde pede da viabilidade para que seja construída uma churrasqueira no Centro de Convivência dos Idosos Faustino Mariani de Cambucica. Tendo em vista que atualmente nos eventos realizados nesse local o churrasco é preparado ao ar livre, em churrasqueiras improvisadas ficando exposto ao sol e chuva. A indicação foi aprovada pelos presentes por unanimidade. A Indicação 080, também de autoria do Vereador Leandro Alba, onde pede a viabilidade para que seja feito uma parceria dos Correios de Riqueza, para disponibilizar um local para entrega de correspondências na Vila Cambucica, visto que essa parceria já era disponibilizado no passado e melhoraria a comodidade das pessoas e também diminuiria a fila na agência da cidade.

Já a Indicação 081, de Autoria da Vereadora Caren Marlene Rutzen (PMDB), juntamente com os Vereadores Clairton Bernardo (PMDB), Renato Grunevald e Ivanir José Bertotti (PMDB), da viabilidade de que seja feito calçamento nas Ruas Beira Rio, 7 de setembro e Gervásio de Moura, da Vila Cambucica. A Indicação 082, de autoria da Vereadora Caren Marlene Rutzen, juntamente com os Vereadores Clairton Bernardo, Renato Grunevald e Ivanir José Bertotti, para que seja viabilizado o repasse de recursos para melhorias do Clube Palmeiras, do Clube Miraguaí e do Clube Bangú. A Indicação 083, de autoria da Vereadora Caren Marlene Rutzen, juntamente com os Vereadores Clairton Bernardo, Renato Grunevald e Ivanir José Bertotti, da viabilidade para que seja feito Patrolamento e Cascalhamento da Vila Cambucica até a linha Flor da Serra, passando por consoladora e linha Gaúcha, bem como de os acessos às propriedades compreendidas nesse trecho. As indicações foram aprovadas por unanimidade.

Foi aprovado por unanimidade a Indicação 084, de autoria da Vereadora Lúcia Rohde (PP), da viabilidade para que seja feito Patrolamento e Cascalhamento, na Linha Bela Vista, com início do final do Loteamento até no Calçamento. Também foi discutida e aprovada a Indicação 085 de autoria da Vereadora Caren Marlene Rutzen, juntamente com os Vereadores Clairton Bernardo, Renato Grunevald e Ivanir José Bertotti, da viabilidade de que seja feito um quebra-molas na rua Jorge Lacerda, próximo aos colégios municipal e estadual, bem como na rua Fernando Pfeifer, próximo às residências de Cristina Aguiar e Gabriel de Moura.

A Indicação 086 de autoria do Vereador João Cavalheiro (PT), juntamente com os Vereadores Leandro José Alba (PP), Lenir dos Santos (PSDB), Lúcia Rohde (PP) e Mauro Garlet (PP), da viabilidade de que seja feita o trabalho de desratização das bocas de lobo, nas ruas na linha Cambucica. A Indicação 087, de autoria do Vereador Mauro Garlet, onde pede a viabilidade de colocação de rede de luz e água, para melhoria da infraestrutura nas áreas que pertencem ao perímetro urbano da comunidade de Cambucica, e que ainda não possuem esses benefícios. Já a Indicação 088, autoria do Vereador João Cavalheiro, juntamente com os Vereadores Leandro José Alba, Lenir dos Santos, Lúcia Rohde e Mauro Garlet, da possibilidade do executivo municipal enviar a essa casa novo projeto de lei que autoriza a consulta plebiscitária para a criação do Distrito de Cambucica, tendo em vista que o prazo estabelecido no art. 2º, do Projeto de Lei  do Executivo nº 35, restou exaurido sem que houvesse sido realizado o plebiscito, requisito legal para a criação de um  Distrito.  As indicações foram aprovadas por unanimidade. A última Indicação da noite, de autoria do Vereador Mauro Garlet, com o número 089, pede a viabilidade de que seja feita uma ponte sobre o rio localizado na estrada que vai para a Linha Progresso, entre as propriedades de Inácio Dorr e Lauri Ridel. Foi aprovada pelos presentes.

O Requerimento 010/2015, de autoria do Vereador Lenir dos Santos, onde pede para que sejam prestadas as seguintes informações: se existe algum projeto junto aos programas habitacionais da COHAB e Minha Casa Minha Vida do governo federal, para a construção de casas populares no município; em existindo algum projeto, informe qual o andamento destes. O Requerimento foi aprovado por unanimidade de votos.

Dando sequência o Presidente abriu espaço para os representes de entidades civis da comunidade de La. Cambucica, para que pudessem se manifestar. Os membros de manifestaram dizendo que era bom o que o Legislativo estava fazendo em trazer a Câmara mais perto da população. Eles também relataram problemas da comunidade para que os vereadores levassem ao Executivo Municipal.

Nas explicações pessoais sete vereadores se manifestaram. Leandro Alba falou do trabalho do vereador, onde deu ênfase para que os presentes entendessem como funcionam as indicações. O Vereador Ivanir Bertotti, disse que as indicações sempre são bem-vindas e falou de melhorias feitos pelo Executivo Municipal no interior do município. Caren Rutzen usou a palavra para informar a todos que o Centro de Saúde de Cambucica, irá entrar em funcionamento nos próximos dias, mais precisamente em outubro. Citou as ações que o Executivo realiza na área da saúde e os exames que estão sendo feitos gratuitamente.

Lenir dos Santos (PSDB) disse que as melhorias no município estão vindo tarde e que o dinheiro que estava sendo economizado deveria ter sido investido antes. Disse que todas as comunidades deveriam receber com igualdade recursos. Agradeceu a presença da população e ressaltou que é bom que as sessões no interior estejam cheias. Clairton Bernardo listou diversas ações do Executivo Municipal nos últimos anos, principalmente na comunidade de Cambucica. A Vereadora Lúcia Rohde (PP) disse que ficou feliz com a presença dos jovens da Casa Familiar Rural na sessão. O Presidente João Cavalheiro (PT) afirmou estar feliz com a realização da primeira sessão no interior. João disse que os vereadores da oposição estão engajados em fazer uma oposição responsável, onde citou os projetos aprovados em tempos curtos, para o bem da população. João lembrou dos recursos federais e estaduais, que os vereadores do PP, PT e PSDB viabilizaram para Riqueza nos últimos três anos. Agradeceu a todos os presentes pela participação na sessão.

A próxima sessão acontece na terça-feira (29/09) com início às 18h.