Os vereadores do município de Riqueza reuniram-se na noite da terça-feira (16/06) para a realização da 18ª sessão do Legislativo Municipal. Nesta sessão, oito vereadores estavam presentes. O presidente da Câmara, João Cavalheiro (PT) informou aos vereadores que deram entrada em três indicações e uma moção para esta sessão. No início da sessão foi empossado o suplente de vereador José Aldoniro da Rosa da Rosa (PMDB), que assume no lugar da vereadora Caren Marlene Rutzen (PMDB), que se afastou por 30 dias. O presidente da mesa, convidou o suplente para nos termos do § 3ª, do art. 17, da Lei Orgânica do Município, apresentar a cópia de seu diploma expedido pela Justiça Eleitoral e cópia da declaração de renda, pedindo para que a assessora jurídica procedesse a conferência dos documentos. O secretário da mesa diretora, o vereador Leandro Alba (PP) leu a ata da sessão anterior onde foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes. Também foram lidas as correspondências recebidas na Câmara.

Deram entrada três indicações feitas pelos vereadores. A indicação nº 052/2015, de autoria do Vereador Romildo Ferraboli (PSD), pede a viabilidade de que sejam feitas melhorias nas dependências da Sociedade Cultural Alvorada, da Linha Sanga Forte.

Indicação nº 053/2015, de autoria dos Vereadores Romildo Ferraboli e José Aldoniro da Rosa (PMDB), da possibilidade de que sejam colocadas, em pontos estratégicos da cidade, placas indicativas de órgãos públicos e instituições, como escolas, igrejas, área industrial, e demais.

Indicação nº 054/2015, de autoria do Vereador João Cavalheiro (PT), juntamente com o Vereador Gerson Luiz da Luz (PP), da possibilidade de que sejam feitas diversas melhorias na área industrial, dentre elas a pavimentação com pedras irregulares ou asfáltica, colocação de placas indicativas, bem como buscar uma alternativa para facilitar o acesso a essa área, tendo em vista que a entrada oferece perigo pelo tráfego intenso de veículos.

Na noite foi aprovada pelos vereadores presentes a moção 004/2015 que apela a operadora de telefonia móvel TIM, para que tome providências urgentes no sentido de adequar seus serviços aos interesses dos usuários/consumidores, atendendo a todos com qualidade e eficiência. A moção aponta que recentemente a comunidade de Linha Cambucica foi beneficiada com a cobertura de telefonia celular, proporcionada pela operadora TIM, porém não são todos os usuários que têm acesso ao serviço, principalmente os que possuem aparelhos de celular com menos recursos ou de modelos mais antigos. A TIM é a única operadora que presta serviços de telefonia móvel na cidade de Riqueza e o serviço não abrange a totalidade dos usuários do serviço de telefonia móvel por problemas técnicos, que poderiam ser facilmente resolvidos pela operadora. Esse fato tem causado vários transtornos e, por vezes, prejuízos à população.

Explicações pessoais

Romildo Ferraboli, que deixou as funções de vereador suplente nesta sessão, agradeceu os vereadores pela oportunidade e disse que pretende levar os seus alunos para conhecer a Câmara de Vereadores e o trabalho que é feito no Legislativo. Ferraboli ressaltou ainda as suas indicações feitas no período em que assumiu como vereador.

O vereador José Aldoniro da Rosa enalteceu o trabalho que está sendo realizado pelos vereadores nesta legislatura e pela nova casa, que é ampla e bonita. José Aldoniro disse que irá fazer um bom trabalho nos dias em que assume uma vaga no Legislativo Municipal.

Lenir dos Santos (PSDB) comentou sobre a indicação nº 053 e complementou falando sobre a importância da instalação de placas de sinalização na cidade e no interior, onde aproveitou para cobrar para que sejam pintadas as faixas de segurança na cidade. Lembrou da importância de melhorias na área industrial pelo aumento de movimento no local.

O vereador Ivanir José Bertotti (PMDB) deu as boas-vindas para o vereador José Aldoniro da Rosa e parabenizou o vereador suplente Romildo Ferraboli que deixou a Câmara esta semana. Bertotti também apoiou a indicação de melhorias na área industrial e sugeriu ao Executivo Municipal que façam abrigos com identificação para os servidores municipais de Riqueza, da garagem e da agricultura, para facilitar a identificação. Ivanir parabenizou a Administração pelo encerramento dos Joguinhos Municipais e cobrou a presença dos vereadores no evento, o qual somente ele compareceu. O vereador João Cavalheiro (PT) pediu para que os vereadores da situação solicitassem ao Executivo Municipal, para que quando houver eventos do município, fosse enviado para a Câmara convite para os vereadores, pois o último evento não era de conhecimento da maioria dos vereadores.

Leandro Alba (PP) apelou para a base governista, para que resolva problemas em bueiro na estrada que dá acesso a comunidade de Vila Nova, onde em qualquer chuva a estrada fica intrafegável. Sobre a telefonia móvel em Cambucica, comentou sobre os problemas com aparelhos antigos que não possuem sinal e disse que com a tecnologia no campo, vai fazer com que mais jovens fiquem trabalhando na agricultura familiar.

Clairton Bernardo (PMDB) parabenizou a passagem do suplente Romildo Ferraboli pela Câmara nos últimos 30 dias. Ele também deu as boas-vindas para o vereador José Aldoniro da Rosa. Comentou sobre a indicação que pede melhorias na entrada da área industrial de Riqueza.

O vereador Gerson da Luz (PP) pediu para que fosse mapeado em todo o município locais que precisam de tubulação e bueiros no interior, pois o município possui muitos problemas nesse sentido. Gerson parabenizou os vereadores pelas indicações e deu as boas-vindas para o vereador Nilo da Rosa. Enalteceu o fato de todos os suplentes do Partido Progressistas assumirem, em todos os anos, nesta legislatura.

A próxima sessão acontece no dia 23 de junho de 2015, terça-feira, com início às 18h.