O Poder Legislativo de Riqueza realizou na noite da terça-feira (29/09), mais uma sessão ordinária, no Plenário Elma Endrigo, na Câmara de Vereadores do município. Deram entrada na sessão dois Projetos de Lei do Executivo e três indicações. O Prefeito Municipal, Manfried Rutzen, que participou de audiência pública antes da sessão, foi convidado para compor a mesa com os vereadores. A Indicação 090/2015, de autoria do Vereador Lenir dos Santos (PSDB), pede a viabilidade de que seja feito calçamento nas ruas do Loteamento do Dalla Lana. Na defesa o vereador disse que é um pedido feito por vários moradores do loteamento, que possuem casas com difícil acesso. Lenir disse que a maioria das pessoas que compraram o terreno, afirmam que foi prometido calçamento no loteamento. Clairton Bernardo (PMDB) disse que em nenhum momento foi prometido calçamento no loteamento pela pessoa que vendeu, pois, o vereador afirma que também possui imóvel no local e estava ciente que não teria calçamento. O vereador disse que foi feito pedido para Deputados Federais para buscar recursos para o calçamento no local. O Vereador Leandro Alba (PP) disse que há anos o loteamento foi aprovado sem infraestrutura e agora a população espera do poder público o calçamento. A indicação foi aprovada por unanimidade de votos.

A Indicação 091/2015 de autoria do Vereador Mauro Garlet (PP), da viabilidade de que seja feito alargamento, patrolamento e cascalhamento na estrada geral de Linha Conceição até a Linha Cambucica, tendo em vista os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. Em defesa da indicação, o vereador Mauro disse que foi um pedido das pessoas que moram no trecho, onde solicitam melhorias e tapa buracos. A indicação foi aprovada por unanimidade.

Já a Indicação 092/2015 de autoria do Vereador Leandro José Alba (PP), onde pede a viabilidade de que seja feito uma rua ou estrada para dar acesso a residência de Emilio Rosin e a estrada de calçamento na Vila Cambucica, tendo em vista que está inacessível para veículos. O vereador destacou detalhes dos problemas que acontecem no trecho naquela comunidade que prejudicam algumas famílias. A indicação foi aprovada por unanimidade de votos.

O Presidente da Câmara João Cavalheiro (PT) fez a leitura do Projeto de Lei do Executivo 021/2015, o qual parcelamento de solo urbano e do Decreto do Legislativo 005/2015. O Projeto de Lei foi baixado para a análise das comissões da Câmara. O Decreto do Legislativo que aprova a Proposta Orçamentaria da Câmara para 2016, também ficou baixado para as Comissões Permanentes da Câmara, para a análise e será votado na próxima sessão.

Nas explicações pessoais o Vereador Clairton Bernardo (PMDB) disse que gostou das indicações feitas na última sessão em La. Cambucica e ficou contente em saber que as pessoas podem saber o trabalho que o vereador realiza. O Vereador Leandro Alba (PP) falou do requerimento que recebeu resposta sobre os preços dos combustíveis pagos pela Administração Municipal. O Vereador Renato Grunevald  (PMDB) relatou que participou na última semana em Florianópolis da aprovação da criação do Centro de Alta Complexidade em Oncologia no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Renato agradeceu a oportunidade de participar do Legislativo. Mauro Garlet (PP) agradeceu aos vereadores e servidores pela apoio nos dias em que esteve na Câmara. Agradeceu ao PP e ao Vereador Gerson da Luz por ceder a vaga.

Lenir dos Santos (PSDB) realizou um pedido para Prefeito Manfried Rutzen e Secretário de Obras, para disponibilizar uma retroescavadeira e uma caçamba, para melhorias de acessos nos acesso nas propriedades rurais. Disse que Riqueza depende da agricultura e que é preciso olhar com mais carinho para esses agricultores, para poderem escoar a produção.

Ivanir Bertotti (PMDB) usou a palavra para ressaltou a sessão realizada em La. Cambucica e da participação da população. Parabenizou os suplentes pela passagem na Câmara. Disse que o DRM fez um trabalho continuo quando chega nas comunidades. Caren Rutzen (PMDB) destacou sobre a viagem para Brasília em um curso. Disse que sempre aprende coisas novas nos cursos. Deixou convite para a população para eleição para novos membros do Conselho Tutelar.

O Prefeito Manfried Rutzen usou a palavra para ressaltar que cerca de 70% das obras planejadas pela Administração foram concluídas. Parabenizou a Câmara pelas sessões descentralizadas nas comunidades do interior e disse que irá participar das próximas reuniões. Disse que a Prefeitura está com bons recursos em caixa e que isso dá uma tranquilidade para trabalhar até o final do ano, para fechar as contas.

João Cavalheiro (PT) Presidente da Câmara, agradeceu a destacou a presença do Prefeito na sessão onde esclareceu algumas ações do Executivo aos Vereadores. Disse que o Legislativo e Executivo devem caminhar juntos para o bem da população e do município. João frisou os repasses do Governo Federal para o município e disse que até o ano que vem todos os repasses pendentes devem ser solucionados. João disse que o atual momento é difícil, mas que mesmo assim, a grande maioria dos repasses feitos para o município, são oriundos do Governo Federal, que tem trabalhado para melhorar a vida da população, como nunca antes foi feito.

A próxima sessão acontece no dia 06 de outubro na Câmara de Vereadores com início às 18h. O áudio e fotos das sessões estão disponíveis no site www.camarariqueza.com.br