Os vereadores do município de Riqueza reuniram-se na noite da terça-feira (09/06) para a realização da 17ª sessão do Legislativo Municipal. Nesta sessão oito vereadores estavam presentes. O presidente da Câmara, João Cavalheiro (PT) informou aos vereadores que deram entrada em sete indicações para a sessão. Também foi votado um projeto de Lei do Executivo Municipal. O secretário da mesa diretora, o vereador Leandro Alba (PP) leu a ata da sessão anterior onde foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes. Também foram lidas as correspondências recebidas na Câmara.

 Indicação nº 045/2015, de autoria do Vereador Gerson Luiz da Luz (PP) pede a viabilidade de contratação de um monitor para cada ônibus escolar, que transporta alunos com idade de até 5 (cinco) anos, tendo em vista a necessidade de garantir a segurança dessas crianças. A indicação foi aprovada por unanimidade de votos dos vereadores presentes.

Indicação nº. 046/2015, de autoria do Vereador João Cavalheiro (PT), juntamente com a Vereadora Lucia Rohde (PP), solicita a viabilidade de que seja feita a dedetização e a desratização nas tubulações, bocas de lobo, do perímetro urbano da cidade de Riqueza, pois são inúmeras as reclamações dos munícipes. A propositura foi aprovada por unanimidade de votos dos vereadores presentes.

Indicação nº. 047/2015, de autoria do Vereador Lenir dos Santos (PSDB) solicita para que seja construída uma Casa Mortuária junto à Igreja Católica, no centro de Riqueza, a fim de oportunizar uma melhor infraestrutura e espaço exclusivo para a realização de velórios. A propositura foi aprovada por unanimidade de votos dos vereadores presentes.

Indicação nº 048/2015, de autoria do Vereador Romildo Ferraboli (PSD), da possibilidade do município, juntamente com a entidades representativas, realizar uma reunião, objetivando discutir uma solução para os problemas existentes no espaço público, como praça, igrejas, relacionados ao uso diário e noturno por menores, e as vezes por maiores, como local de encontro para fumar e tomar bebidas alcoólicas.

Indicação nº 049/2015, de autoria dos Vereadores Ivanir José Bertotti (PMDB), Clairton Bernardo (PMDB) e Romildo Ferraboli (PSD) da viabilidade de que sejam feitas melhorias nos pavilhões comunitários das linhas Flor da Serra e São Roque. A indicação foi aprovada por unanimidade de votos dos vereadores presentes.

Indicação nº 050/2015, de autoria dos Vereadores Romildo Ferraboli (PSD) e Lenir dos Santos (PSDB) da possibilidade de o poder público adquirir uma área para construção de um galpão que sirva como berçário/creche, para a recolha de bezerros que nascem nas propriedades rurais dos produtores de leite, fazendo a troca no valor do sêmen. A propositura foi aprovada por unanimidade de votos dos vereadores presentes.

Indicação nº 051/2015, de autoria da Vereadora Lucia Rohde (PP) da viabilidade do poder público fazer um bueiro em frente a propriedade de Otto Reichert, localizada na Linha Alta Riqueza, pois quando ocorrem grandes volumes de chuvas, não há vazão suficiente para o escoamento da mesma, ocasionando estragos na estrada geral. A indicação foi aprovada por unanimidade de votos dos vereadores presentes.

Foi aprovado por unanimidade, em segunda votação, o Projeto de Lei do Poder Executivo nº 012/2015, o qual aprova o plano Municipal de Educação do Município de Riqueza/SC para o decênio 2015-2025 e dá outras providências.

Explicações pessoais

O vereador Romildo Ferraboli falou sobre o trabalho executado por escolas do município no dia do meio ambiente em 05 de junho e comentou sobre o Plano Municipal de Educação e sua importância. Já o vereador Clairton Bernardo enalteceu a assinatura do incentivo dado pela Administração Municipal para empresas que estão se instalando em barracões do município. O vereador Gerson da Luz falou sobre boatos que aconteceram nas últimas semanas, se mostrando indignado com comentários maldosos sobre pessoas de Riqueza. Lenir dos Santos, usou a palavra para salientar o apoio para indicações feitas por colegas e principalmente sobre a feita por ele, explicando o motivo de pedir uma casa mortuária no centro, mas que atenda a todas as religiões. Lenir também comunicou os vereadores sobre a reunião que ele participou da Acaverios. Leandro Alba, aproveitou a oportunidade para comentar os recursos existentes na linha do PRONAF, para captação de água e construção de cisternas, dizendo ser importante os agricultores aproveitarem tal oportunidade de financiamento. A vereadora Lúcia Rohde, comentou sobre a indicação que visa solucionar problemas de bebidas com menores na cidade e questionou como serão feitos os exames de brucelose e tuberculose bovina em animais do município. O presidente João Cavalheiro falou sobre a discussão que existe sobre a maioridade penal, falou dos gastos feitos com presos atualmente no país e se manifestou contra a mudança da maioridade penal para 16 anos.

A próxima sessão acontece no dia 16 de junho de 2015, terça-feira, com início às 18h.