Aconteceu na noite da terça-feira (27/10) a 4ª sessão ordinária do mês de outubro, do Poder Legislativo de Riqueza. Na noite foram votados quatro indicações e um requerimento. A indicação n° 114/2015, de autoria da Vereadora Lúcia Rohde, pede a viabilidade de que seja feito patrolamento e cascalhamento no acesso à propriedade de Maria de Lurdes Neitckd, na linha Pato Branco Baixo. Lúcia destacou na defesa da indicação que é um pedido dos moradores das comunidades citadas. Já a indicação n° 115/2015, de autoria do Vereador Gerson Luiz da Luz (PP), da viabilidade de que seja reconstruída a pinguela sobre o rio Iracema, que liga o município de Riqueza à linha Bernardes Caibi, tendo em vista que esta encontra-se destruída, desde a última enchente que ocorreu em julho. Em defesa Gerson disse que é um pedido dos moradores próximos que usam a pinguela para atravessar o rio constantemente. Ele afirmou que foram colocados fios de arame na taipa, onde uma senhora de idade tentou atravessar com água por cima. Ele disse que é uma questão de bom senso, antes que algo pior aconteça. A vereadora Caren Marlene Rutzen (PMDB) disse que apoiou a indicação afirmando que Riqueza deverá arcar com todas as despesas, pois Caibi não tem interesse na melhoria da pinguela.

A indicação n° 116/2015, de autoria do Vereador Lenir dos Santos (PSDB), da viabilidade de que seja aberta uma estrada na propriedade de João Foster, na linha Pato Branco Baixo. Na defesa da indicação, Lenir afirmou que moradores precisam da estrada e vários pedidos foram feitos para o Executivo, onde não foi atendido. A indicação n° 117/2015 de autoria do Vereador Antônio Pereira da Luz (PMDB) e da Vereadora Caren Marlene Rutzen (PMDB), para que seja analisada a possibilidade de se fazer quebra-molas, onde necessário, no trecho compreendido entre a rua João Bernardes até o final do calçamento. Antônio disse que a obra é importante e que possa ser feita o quanto antes. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade de votos.

Foi colocado em votação o requerimento n° 012 /2015, de autoria do Vereador Gerson Luiz da Luz, para que sejam prestadas informações sobre qual o critério utilizado para a entrega de presentes aos idosos que não participam dos encontros; quantos idosos participaram do último encontro; quantos presentes foram adquiridos para o último encontro realizado. Gerson explicou que os brindes dos idosos só seriam entregues pela Administração para quem participasse do encontro municipal, salvo os doentes. Da Luz explicou que é de conhecimento dele que alguns idosos mesmo não indo ao encontro e não estando doentes, foram até o setor social e receberam os brindes. Disse ser contra a discriminação e pediu para que todos fossem tratados de forma igual, por isso fez o pedido para ter conhecimento do que está acontecendo. Requerimento foi aprovado por unanimidade.

No Grande Expediente deram entrada o Projeto do Executivo nº 023/2015, que estima a receita e despesas do exercício de 2016, no valor de R$ 11.323.610,00, da Lei Orçamentária Anual. O Projeto foi baixado para as comissões da Câmara. O Presidente João Cavalheiro (PT) informou que voltaram das comissões o parecer do Projeto de Lei nº 022/2015, que dispõe sobre a Diretrizes da elaboração da lei orgânica de Riqueza para 2016. Os pareceres das comissões foram a favor do projeto, onde foi aprovado em primeira votação.

Nas explicações pessoais Vereador Antônio Pereira da Luz (PMDB) agradeceu pelo apoio que teve no mês em que assumiu uma vaga em Riqueza. A Vereadora Lúcia Rohde convidou para a palestra do outubro rosa. Gerson da Luz usou a palavra para falar sobre o projeto do orçamento, no artigo em que causa estranheza ao vereador, pois autoriza o Prefeito a trabalhar o orçamento sem precisar ser vinculado a Câmara para a aprovação. Disse que é preciso rever o artigo antes mesmo da primeira votação. Também comentou sobre a cobrança no Loteamento Dalla Lana, onde tem muitas valetas, buracos e barro, deixando a situação insustentável. Gerson destacou que foi prometido em época de campanha o calçamento para as famílias, mas até agora não aconteceu. Caren Rutzen colocou que na última sessão se equivocou ao dizer que existia licitação na aquisição de internet no interior, por parte dos usuários. O correto é uma tomada de preços e cada pessoa pode optar pela empresa que quiser. Lendro Alba (PP) disse que é difícil escolher outra empresa no interior por falta de estrutura de equipamentos para atender aquelas famílias. Lenir dos Santos falou da indicação que ele fez, onde lembrou que o empresário já contribui para o município e não recebe retorno. Sobre o Loteamento disse não dá para deixar da maneira que está. O Presidente João Cavalheiro (PT) parabenizou o trabalho do Vereador Antônio Pereira da Luz (PMDB) nos dias em que esteve na Câmara. A próxima sessão acontece no dia 03 de novembro de 2015.