Aconteceu na noite da terça-feira (13/10) a sessão da Câmara de Vereadores de Riqueza. A data marcou o retorno da suplente de Vereadora Eni Terezinha Lauriano Baron (PMDB). Na noite deram entrada para apreciação dos pares seis indicações.

A Indicação n° 096/2015, de autoria da Vereadora Lúcia Rohde, pede a viabilidade de que seja feito patrolamento e cascalhamento, na estrada que inicia na Linha Cambucica, compreendendo todo o trecho, passando pela linha Pato branco Alto, até a Linha Conceição. Lúcia disse que fez a indicação atendendo pedidos de moradores que afirmam estar muito difícil o acesso que compreende os trechos citados. Lenir dos Santos (PSDB) se manifestou apoiando a indicação e que é de bastante proveito e lembrou que existem diversos trechos no interior do município que está danificado. Disse que quase todo o município está precisando de melhorias nas estradas do interior.

Já a Indicação n° 097/2015, de autoria do Vereador Antonio Pereira da Luz, pede a viabilidade de que seja feito um bueiro na rua Frederico Lohman Rhein, próximo as residências da família Schenatto e Muller, pois quando chove não há vazão suficiente de água, tornando prejudicado o trânsito por aquela rua. Em defesa a indicação, o vereador autor disse que a rua tem grandes problemas e que é preciso ser feito logo o serviço para solucionar o problema.

A Indicação n° 098/2015, de Antônio Pereira da Luz com Ivanir Bertotti (PMDB), da viabilidade de que seja feito patrolamento na estrada de linha São Roque, que dá acesso à Linha Gaúcha, passando pela residência de Flavio Pinto Pereira. Bertotti disse que o local é isolado e que o acesso é quase impossível. Afirmou que irá conversar com o Secretário de Obras para fazer o trecho.

Também foi discutida e votada a Indicação n° 099/2015, de autoria do Vereador Gerson Luiz da Luz (PP), onde pede a viabilidade de que seja modificada a faixa indicativa de acostamento, no trecho compreendido entre a Rua Castelo Branco, nas imediações da oficina mecânica Pftzenmeir, até o final da Rua Ludwig Hass, mantendo-a em todo o percurso no lado direito da via. Gerson disse que a indicação foi feita no primeiro ano da legislatura pelo Vereador Lenir dos Santos. Afirmou que é perigoso a rua ter faixa em parte de um lado da rua e outra parte do outro lado da rua. Afirmou que são pequenas coisas com poucos custos para o município, mas que até hoje não foi feito. Gerson disse que faz o pedido para sensibilizar o Executivo Municipal. Lenir dos Santos disse que apoia a indicação, lembrou que foi a segunda indicação que fez na casa quando assumiu. Disse que viu quase acidentes no trecho.  Afirmou que os estacionamentos deveriam ser mudados logo de lado na rua. Lembrou também que a ponte precisa de proteção onde já foi feito o pedido.

A Indicação n° 100/2015, de autoria do Vereador Leandro Jose Alba (PP), juntamente com o Vereador João Cavalheiro (PT), da viabilidade do Município adquirir uma máquina de fenação para que os produtores tenham mais uma ferramenta para melhorar a alimentação bovina otimizando desta forma o uso de suas pastagens. Alba defendeu a indicação explicando que a técnica mais usada para armazenar alimento para o gado é a silagem. A indicação é para o município adquirir a máquina de fenação, como exemplo de outros municípios, e serviria para colher a pastagem para os animais, onde a máquina corta e armazena em fardos. Disse que um agricultor sozinho não tem condições de adquirir máquina dessas e que se a Administração incentivar essa técnica os agricultores sairão ganhando.

Já a Indicação n° 101/2015, de autoria do Vereador João Cavalheiro (PT), juntamente com o Vereador Lenir dos Santos, da viabilidade de que seja feito calçamento nas ruas Tancredo Neves e Hugo Muller. Lenir disse que é uma Rua das mais antigas do município e está sem calçamento, onde sempre tem problemas para resolver. Lembrou que os moradores pagam impostos e tem o direito de cobrar calçamento. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade.

O Presidente João falou sobre as indicações e em especial a que pede alteração do estacionamento em lados iguais em rua do centro de Riqueza. Disse que a rua é de grande trafego de caminhões e carros e que a mudança não custará quase nada ao município. Reiterou que todas as indicações são boas e que o Executivo poderia fazer um trabalho acatando os pedidos dos vereadores.

O Presidente João Cavalheiro (PT) leu o Projeto de Lei 022/2015 que determina diretrizes para elaboração da Lei Orçamentaria Anual LOA para 2016. O projeto foi baixado para análise das comissões permanentes da Câmara. Foi votado em segunda votação projeto de Lei 021/2015, que aprova parcelamento de chácara urbana no município. A Comissão de Constituição de Justiça e Leis, foi favorável pela aprovação do projeto. O projeto foi aprovado por unanimidade de votos.

Nas explicações pessoais usaram a palavra os vereadores Lenir dos Santos que afirmou que foi favorável ao projeto do loteamento devido a bela infraestrutura pronta para quando se vender um terreno é o correto para a população. Parabenizou os vereadores pelas indicações que pedem reformas nas estradas do interior e cobrou que o Secretário coloque as máquinas para trabalhar. A Vereadora Eni agradeceu a oportunidade de assumir uma vaga na Câmara.

A próxima sessão do Legislativo Municipal de Riqueza acontece na La. Anta Gorda Alta, dia 20 de outubro, com início às 19h no horário de verão. O áudio da sessão e os documentos aprovados estão disponíveis no site www.camarariqueza.com.br