Aconteceu na noite da segunda-feira (11/08) a primeira sessão ordinária do Poder Legislativo de Riqueza, após o recesso parlamentar. Na noite foram aprovadas por unanimidade de votos, quatro indicações dos vereadores. Lúcia Rohde (PP) Lúcia Rohde, na indicação nº 067/2015, pede a viabilidade de que seja realizada, com urgência, a retirada da ponte e a substituição por uma nova, bem como seja feita a troca da tubulação, na propriedade de Bertoldo Brelinger, localizada na linha Riqueza. A indicação nº 068/2015, de autoria do vereador Gerson Luiz da Luz (PP), pede a viabilidade de iniciar atendimento no Posto de Saúde da Linha Cambucica, com profissionais de enfermagem e médicos necessários, bem como medicamentos e equipamentos necessários, haja visto o investimento que foi realizado. Lúcia Rohde, pede na indicação nº 069/2015, viabilidade de que seja adquirido um Monitor Cardíaco para a Unidade de Saúde de Riqueza.
Já a indicação nº 070/2015, de autoria do vereador Ivanir José Bertotti (PMDB), da viabilidade de que feita uma ponte nova na Linha Consoladora, próximo a propriedade de Adelar Vockes, e Neudir Schena, tendo em vista que impossibilita a passagem de caminhões de cargas.
Na noite foi feita a leitura da moção de apoio nº 006/2015, que deverá ser encaminhada para a Câmara de Vereadores de Maravilha/SC; Assembleia Legislativa de Santa Catarina; Governador do Estado de santa Catarina, Exmo. João Raimundo Colombo; Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Exmo. Sr. César Augusto Grubba. O objetivo da moção é apoiar as reinvindicações do município de Maravilha/SC, através de uma Frente Parlamentar de Segurança Pública, além de apoiar a instalação de uma Delegacia Regional de Polícia Civil na cidade de Maravilha/SC e apoiar a transformação em Companhia do Atual Pelotão da Polícia Militar de Maravilha/SC. A moção explica que considerando o alto número de casos que necessitam serem resolvidos com os inquéritos policiais e atender todas as demandas existentes de competência da Polícia Civil é preciso a instalação de delegacias em Maravilha. O aumento constante da criminalidade, a sede do Pelotão acaba sendo o “primeiro socorro” que os municípios menores ao nosso redor precisam em caso de ocorrências mais graves, justificando, mais uma vez, a necessidade de aumento de efetivo. A transformação de Pelotão em Companhia de Polícia Militar, suprirá as necessidades da região em efetivo e atendimento às ocorrências. A moção foi assinada por todos os vereadores e aprovada por unanimidade.
Ainda na noite foi aprovado o requerimento nº 007/2015, de autoria da vereadora Lúcia Rohde, para que seja encaminhado a esta casa cópia do Contrato de Convênio firmado entre o Munícipio e a CASAN-Companhia Catarinense de Águas e Saneamento.
No grande expediente foram baixados para as comissões três projetos de lei do Executivo Municipal. O projeto nº 016/2015, altera o vencimento do imposto do dia 15 para o dia 20 de cada mês. Já o projeto de lei nº 017, autoriza o Executivo Municipal a firmar convênio com o Banco do Brasil S/A para conjugar assistência técnica em nível de imóvel com crédito rural. O projeto de lei nº 018/2015, institui a nota fiscal eletrônica de serviços e estabelece outras providências. No grande expediente o vereador Clairton Bernardo (PMDB) enalteceu o Executivo pelo envio dos projetos e lembrou dos benefícios aos agricultores com a aprovação do projeto nº 15.
Nas explicações pessoais, usaram a palavra os vereadores Lenir dos Santos (PSDB), Leandro Alba (PP), Lúcia Rohde (PP), Gerson da Luz (PP) Leda Scapin Rigon (PMDB) Ivanir Bertotti (PMDB). Leandro Alba comentou ter dúvidas no projeto de lei do Executivo, o qual irá procurar mais informações. Também questionou o envolvimento da vereadora Leda em uma denúncia feita pelo Ministério Público, que saiu na imprensa no mês passado. Lenir dos Santos, parabenizou os colegas pelas indicações e também para a vereadora Leda dar maiores esclarecimentos sobre o caso denunciado pelo MP. Lúcia Rohde cobrou os vereadores que não se fizeram presentes no dia da realização do concurso público da Câmara em Riqueza. Ela também comentou sobre suas indicações. Já a vereadora Leda Rigon, contou como foi a viagem realizada por ela e mais dois vereadores para Brasília, o qual teve oportunidade de participar de evento com o vice-presidente da República Michel Temmer. A vereadora conta que as recuperações das BR’s da região devem acontecer em outro momento, agora somente um tapa-buracos, segundo explicou o vice-presidente Michel Temmer. Leda também comentou que realizou visitas e encaminhou pleitos com deputados do seu partido. Sobre o questionamento feito pelos vereadores, da denúncia do Ministério Público, Leda preferiu não se manifestar.
Ivanir Bertotti, disse estar feliz de ter realizado a viagem para Brasília e contou alguns fatos do encontro com lideranças do partido. Disse ser importante esses cursos para um melhor conhecimento da função do vereador. Gerson da Luz, cobrou do Executivo, para que ativem o Posto de Saúde de Cambucica, pois a região necessita urgentemente. Também cobrou explicações da vereadora Leda, sobre a denúncia do Ministério Público, do uso irregular de veículo da saúde para uma mudança. Lembrou que há algum tempo pediu ao executivo para que liberasse veículos para o grupo italiano representar o município e criticou a suposta atitude que segundo Gerson, teve o mando de alguém de dentro da prefeitura, para liberar o carro na mudança. O vereador Gerson ainda cobrou que também pediu que a Administração ajudasse com transporte de funcionários da empresa Henn e afirmou que se o município ajudasse com o ônibus, com certeza não seriam demitidos tantos funcionários, onde cerca de 70 Riquezenses foram demitidos.
O presidente João Cavalheiro (PT) criticou a atitude do Secretário de Obras de Riqueza, onde segundo ele, não realizou trabalho de recuperação de estrada em frente a uma propriedade no interior, de determinado cidadão, pois tal cidadão, em uma festa teria cumprimentado apenas o Vereador e não o Secretário. João disse que é preciso que se trabalhe com igualdade para todos os munícipes, independente de afinidades ou partidos políticos.
A próxima sessão acontece no dia 18 de agosto, às 18h. O áudio da sessão desta semana foi corrompido por problemas técnicos na mesa de som e não é possível ter acesso do áudio no portal da Câmara de Riqueza. Os documentos aprovados na 22ª sessão do ano, bem como todos os outros estão disponíveis na internet no endereço www.camarariqueza.com.br.